Afinal, já se questionou qual o momento de buscar um cardiologista?
O médico cardiologista é o profissional responsável por estudar doenças que acometem o coração. Esse especialista pode atuar no tratamento de disfunções já diagnosticadas e até mesmo prevenir o desenvolvimento ou progressão de problemas cardíacos se detectados em estágio inicial. Ele também auxilia na promoção e adoção de novos hábitos de saúde que favorecerão seu órgão vital.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), doenças cardíacas são responsáveis pela maior parte das mortes do mundo, ou seja, além de serem comuns, são fatais se não acompanhadas e tratadas. Esse motivo por si só já acende o alerta vermelho e evidencia a importância de estar sempre com os exames cardiológicos em dia, mas, além disso, existem outros fatores que podem te estimular a aderir à consulta com um especialista, confira abaixo.
Incluir a prática de exercícios na rotina melhora a qualidade do sono, do humor, auxilia no emagrecimento, mas tão importante quanto esses fatores é a diminuição do risco de doenças cardiorrespiratórias. Se exercitar é promover um estilo de vida saudável, mas para aqueles que estão saindo do sedentarismo é necessário ter cautela, pois a mudança brusca de hábito pode ser um grande impacto para o sistema cardiovascular.
Para atestar que está tudo dentro da normalidade, se consultar com um cardiologista é mais do que essencial no início de uma nova prática esportiva.
Algum familiar sofre ou sofreu com problemas cardíacos? Se a resposta for sim, a atenção na saúde do coração deve ser redobrada. Existem doenças cardíacas hereditárias e quanto maior o grau de parentesco, mais chances de ser acometido pelas mesmas patologias. Neste caso, a visita regular ao cardiologista é recomenda periodicamente.
Fumar, sedentarismo, obesidade, rotina estressante, ansiedade, depressão, diabetes, colesterol alto, esses são apenas alguns dos fatores de risco que podem influenciar no desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Se está enquadrado em um ou mais desses pontos citados, inclua um cardiologista de sua preferência em sua rotina de check-up.
Fique atento aos sinais do corpo, em caso de sintomas como cansaço excessivo ao realizar atividades cotidianas, dores no peito, palpitações, queda de pressão, desmaios frequentes e tosse persistente, busque um cardiologista para uma avaliação da saúde do coração.
O envelhecimento influencia diretamente e de forma considerável na musculatura do coração, por isso, para as pessoas que não se enquadram em grupos de risco, possuem uma rotina saudável de alimentação e exercícios, recomenda-se a visita ao especialista uma vez ao ano após os 40 anos para homens e 50 anos para mulheres.
O check-up cardiológico é a junção de exames clínicos, anamnese, exame físico e bateria de exames complementares que se julguem necessárias pelo especialista, com o objetivo de elaborar um quadro clínico e analisar a capacidade cardiovascular do paciente.
A Clínica Matuda, além das consultas com especialistas qualificados, realiza diversos exames para complementar seu check-up anual.
Entre em contato para mais informações.